Unidade de Saúde em Santa Amélia oferta Ação Sobre o Autismo Profissionais da Saúde Orientam Famílias Sobre Diagnóstico e Acompanhamento Adequado para Autismo.

Unidade de Saúde em Santa Amélia oferta Ação Sobre o Autismo Profissionais da Saúde Orientam Famílias Sobre Diagnóstico e Acompanhamento Adequado para Autismo.

Na manhã desta segunda-feira (14), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter de Moura Lima, localizada no bairro de Santa Amélia, em Maceió, promoveu uma ação especial dedicada ao Tanstorno do Espectro Autista (TEA). O evento teve como objetivo principal conscientizar, informar, desmistificar estigmas e oferecer orientação às famílias de pessoas com TEA.

Roda de Conversa e Troca de Experiências

Logo, o encontro proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências, com uma roda de conversa que abordou a importância do diagnóstico precoce e a identificação dos sinais do TEA nos primeiros anos de vida. Além disso, os profissionais de saúde discutiram os desafios e impactos sociais enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias.

Acompanhamento Adequado e Desmistificação do Autismo

Entretanto, a psicóloga da UBS Walter Moura, Simone Ferreira, enfatizou a importância do acompanhamento adequado e dos cuidados específicos para cada caso de TEA. “O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, e é fundamental falarmos sobre o tema, especialmente para desmistificar muitos conceitos errôneos. Além disso, com o acesso à informação e a investigação, os diagnósticos têm aumentado, o que exige mais orientação e esclarecimentos sobre o tema”, destacou a psicóloga.

Inclusão e Direitos das Pessoas com Autismo

No entanto, Mães de crianças com TEA compartilharam suas experiências e desafios, enquanto assistentes sociais da Escola de Ensino Fundamental Antônio Brandão, localizada no Cleto Marques, abordaram os direitos das pessoas com autismo e a importância da inclusão nas redes de educação.

Assistência Especializada em Maceió

Em suma, Maceió oferece assistência especializada para pessoas com TEA nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), localizados no Pam Salgadinho e em instituições conveniadas à rede. Esses centros realizam o acompanhamento do desenvolvimento físico e intelectual dos usuários dentro do espectro autista.

 

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *