Programa Salva Mais transfere bebê cardiopata de Maceió para Recife Sesau realiza transferência de recém-nascido com cardiopatia grave para Recife. Cirurgia é essencial para salvar a vida do bebê de 16 dias.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) assegurou, nesta quarta-feira (16), a transferência de um bebê cardiopata de apenas 16 dias, que foi transportado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea de Maceió até Recife. Desde então, o recém-nascido, diagnosticado com cardiopatia congênita — mais especificamente a Transposição das Grandes Artérias (TGA) — será submetido a cirurgia no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), referência em procedimentos cardíacos pediátricos.
A Central de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) da Sesau articulou a ação, contando com o apoio logístico do Programa Salva Mais, que integra o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Departamento Estadual de Aviação (DEA). O Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) também foi essencial no processo, garantindo o acesso do recém-nascido ao tratamento especializado fora do estado.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o transporte aéreo representa o compromisso do Governo de Alagoas em salvar vidas por meio da integração entre regulação, logística e atendimento médico especializado.
“Estamos falando de uma cirurgia de alta complexidade, que não pode esperar. A união dos serviços de saúde por meio do Programa Salva Mais faz a diferença todos os dias, principalmente em casos críticos como esse”, destacou o secretário.
Cirurgia cardíaca é essencial para salvar o bebê
Vale destacar que, a criança transferida foi diagnosticada com Transposição das Grandes Artérias (TGA), uma grave malformação cardíaca em que as posições da aorta e da artéria pulmonar estão invertidas. A condição exige correção cirúrgica urgente por meio da técnica conhecida como “switch” arterial ou cirurgia de Jatene, além da realização da manobra de Lecompte — um procedimento que ajusta a posição da artéria pulmonar.
Outros casos atendidos pelo Programa Salva Mais
Assim, o Governo de Alagoas, por meio da Sesau, também garantiu nesta semana a transferência de outra bebê, de 2 meses, que estava internada no Hospital da Criança de Alagoas. Os profissionais transferiram a criança, diagnosticada com coarctação da aorta (CoA) associada à hipoplasia do arco aórtico (AAH), para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo, onde ela passará por cirurgia especializada.
Portanto, essas ações reforçam o compromisso do estado com a ampliação do acesso ao tratamento de alta complexidade, garantindo que pacientes alagoanos tenham a chance de receber cuidados especializados fora do território estadual, sempre que necessário.