Estudantes do ensino médio podem fazer o Enem 2025 de graça Alunos de institutos federais, Cefets, Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas a universidades públicas têm direito à isenção da taxa de inscrição. Prazo vai até 25 de abril.

Estudantes que estão cursando o ensino médio técnico e vão se formar em 2025 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. O benefício está disponível para alunos de instituições públicas federais, como os institutos federais (IFs), os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), o Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas a universidades públicas.
Sendo assim, a solicitação da gratuidade deve ser feita até o dia 25 de abril, exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no portal oficial do Inep. Logo, os resultados dos pedidos de isenção serão divulgados no dia 12 de maio.
Quem tem direito à isenção do Enem 2025?
Em resumo, a isenção da taxa de inscrição é garantida aos seguintes perfis:
-
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública no ano de 2025;
-
Pessoas que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada;
-
Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
-
Alunos participantes do Programa Pé-de-Meia, iniciativa do Ministério da Educação voltada à permanência e conclusão escolar.
Justificativa de ausência no Enem 2024
Desde então, participantes que solicitaram isenção em 2024 e não compareceram aos dois dias de prova precisam apresentar uma justificativa de ausência para continuar tendo direito à gratuidade em 2025. A justificativa também deve ser enviada até o dia 25 de abril, na Página do Participante.
Cronograma de isenção do Enem 2025
-
Solicitação de isenção / Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
-
Resultado das solicitações: 12 de maio
-
Período de recursos: 12 a 16 de maio
-
Resultado dos recursos: 22 de maio
-
Período de inscrições no Enem 2025: ainda será divulgado
Enem como porta de entrada para o ensino superior
Vale destacar que, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal ferramenta de acesso à educação superior no Brasil. Os resultados obtidos pelos estudantes são utilizados em programas como:
-
Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
-
Prouni (Programa Universidade para Todos)
-
Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
Além disso, instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep também aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos, ampliando as oportunidades de acesso à universidade fora do Brasil.
Fonte: agência gov