Consej: Alagoas recebe gestores para debater Política Carcerária Alagoas sedia a 13ª Consej e recebe gestores para discutir política carcerária, ressocialização e avanços no sistema prisional brasileiro.

Consej: Alagoas recebe gestores para debater Política Carcerária Alagoas sedia a 13ª Consej e recebe gestores para discutir política carcerária, ressocialização e avanços no sistema prisional brasileiro.

Maceió será palco, nos dias 8 e 9 de maio, da 13ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). O evento, importante para a segurança pública, reunirá gestores estaduais responsáveis pela administração, modernização e aprimoramento das políticas e estruturas do sistema prisional brasileiro.

No entanto, a escolha de Alagoas como sede destaca o reconhecimento nacional pelas mudanças no sistema prisional, tornando-se referência em boas práticas e respeito aos direitos humanos.

Contudo, durante o evento, os secretários e representantes estaduais irão realizar visitas técnicas às unidades prisionais de Alagoas, além de participar de uma série de debates sobre ressocialização, políticas penitenciárias, fortalecimento da polícia penal e gestão eficiente das unidades prisionais.

Logo, o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira, destacou a importância do evento para o estado e para o avanço da política de segurança pública nacional:

“É uma honra para Alagoas sediar um evento de tamanha relevância, que reúne especialistas e gestores de todo o país. Teremos a oportunidade de apresentar nossas ações que fortalecem o sistema prisional e promovem dignidade aos reeducandos”, enfatizou.

Além das discussões técnicas, o encontro também será marcado pela eleição da nova presidência do Consej, hoje liderada por Marcus Rito, secretário de Justiça de Rondônia. O mandato tem duração de dois anos.

Rito destacou que a reunião representa mais um passo importante no fortalecimento das políticas penitenciárias brasileiras:

“A 13ª edição do Consej em Alagoas será uma oportunidade valiosa para compartilharmos experiências e soluções aplicadas ao sistema prisional, sempre buscando mais segurança e qualidade nos serviços prestados.”

A última edição da reunião, a 12ª Reunião do Consej, foi realizada em fevereiro, no estado do Piauí.

Entenda o que é o Consej

O Consej é uma associação nacional que reúne secretários estaduais de justiça, cidadania, direitos humanos e administração penitenciária. O Consej busca debater diretrizes para políticas penitenciárias e direitos humanos, além de incentivar práticas, troca de experiências e aperfeiçoar a gestão prisional em todo o Brasil.

Entre suas principais metas estão o fortalecimento da participação dos estados nas políticas penitenciárias e criminais, o intercâmbio de boas práticas e a busca de soluções conjuntas para desafios comuns, como a superlotação carcerária, a segurança das unidades e o processo de ressocialização dos detentos.

Portanto, o Consej também colabora com órgãos nacionais e internacionais, firmando convênios e articulando ações para aprimorar o Sistema Nacional de Execução Penal, além de integrar o debate de políticas públicas no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Fonte: Ascom Segov

Redação

Related articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *