Cantor paraense morre devido a complicações da MPox Em suas redes sociais, a irmã de Gutto compartilhou que o cantor já apresentava sintomas da doença, mas optou por não divulgar sua condição ao público.

Cantor paraense morre devido a complicações da MPox Em suas redes sociais, a irmã de Gutto compartilhou que o cantor já apresentava sintomas da doença, mas optou por não divulgar sua condição ao público.

O cantor paraense Augusto Demétrio Neto, conhecido artisticamente como Gutto Xibatada, faleceu aos 39 anos neste sábado (22), em Belém, vítima de complicações causadas pela MPox (antigamente chamada de monkeypox).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, Gutto foi inicialmente atendido no Hospital Municipal Mário Pinotti, onde recebeu cuidados médicos, ficou em isolamento e, posteriormente, teve alta. No entanto, devido ao agravamento do seu quadro clínico, o artista precisou retornar à unidade hospitalar no dia 22 de abril, sendo encaminhado diretamente para um leito de isolamento no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Ele faleceu no mesmo dia.

Em suas redes sociais, a irmã de Gutto compartilhou que o cantor já apresentava sintomas da doença, mas optou por não divulgar sua condição ao público. Segundo ela, “as bolhas se espalharam e agravaram sua saúde, especialmente porque ele era asmático. A doença atingiu os pulmões, e ele perdeu a fala, a visão e o tato. No último dia, estava muito debilitado, com obstrução nasal e dificuldades para se alimentar.”

Ainda segundo relatos da família, no dia do falecimento, o artista não estava monitorado por um aparelho cardíaco, devido à presença de bolhas que impossibilitavam a fixação do equipamento. A Secretaria de Saúde informou que todas as condutas médicas seguiram rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Gutto Xibatada era uma figura carismática da música paraense, especialmente no gênero forró. Ele também era conhecido por comandar a “Varanda Xibatada”, tradicional evento festivo realizado durante o Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas de Belém. O cantor completaria 40 anos neste domingo (27).

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *