Brasil busca investimentos chineses em carros elétricos Ministro Alexandre Silveira inicia missão na China para atrair aportes no setor de mobilidade elétrica. Parceria com gigante BYD pode ampliar produção e geração de empregos.

Brasil busca investimentos chineses em carros elétricos Ministro Alexandre Silveira inicia missão na China para atrair aportes no setor de mobilidade elétrica. Parceria com gigante BYD pode ampliar produção e geração de empregos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, iniciou neste domingo (20) uma agenda estratégica na China com foco em atrair investimentos para o setor de mobilidade elétrica, baterias e data centers no Brasil. Dessa forma, a visita também antecipa a viagem do presidente Lula, prevista para o próximo mês, reforçando a política de cooperação internacional e desenvolvimento sustentável.

Vale destacar que, o primeiro compromisso do ministro foi em Shenzhen, na sede da BYD – uma das maiores empresas globais em mobilidade elétrica e energia limpa. Na ocasião, foram alinhados investimentos em duas áreas principais: a expansão da frota de veículos elétricos e o desenvolvimento de baterias para estabilização do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Parcerias estratégicas e inovação verde

Durante o encontro com Oscar Su, vice-presidente da BYD na América Latina, o ministro reafirmou o compromisso do governo brasileiro em posicionar o país como líder na nova economia verde. A proposta é alavancar o uso de energias renováveis, estimular a descarbonização e ampliar a infraestrutura para a mobilidade elétrica.

“Estamos robustecendo a parceria com o setor automobilístico e fortalecendo o intercâmbio tecnológico para gerar empregos, inovação e desenvolvimento sustentável”, afirmou Silveira.

O ministro destacou ainda que o Brasil possui uma matriz energética majoritariamente limpa e grande potencial tecnológico, o que favorece a liderança no cenário da transição energética global.

Presença consolidada da BYD no Brasil

Fundada em 1995, a BYD (Build Your Dreams) atua em mais de 400 cidades em 101 países, sendo uma referência em eletrificação do transporte e produção de baterias recarregáveis.

Desde que chegou ao Brasil em 2014, a empresa tem ampliado significativamente sua operação. Hoje, são sete fábricas em território nacional, localizadas em cidades como Campinas, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Cariacica.

O destaque atual é a construção do Complexo de Camaçari (BA), iniciada em 2023. Com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, o empreendimento deverá gerar até 20 mil empregos e produzir 150 mil veículos elétricos por ano na primeira fase — com possibilidade de dobrar esse volume futuramente.

Liderança no mercado de veículos elétricos

A BYD é atualmente a líder do mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos. Somente em 2024, a empresa comercializou mais de 76 mil veículos no país. A rede de concessionárias também segue em expansão, com 165 unidades já ativas e a meta de alcançar 270 até 2025.

Hoje, sete em cada dez carros elétricos vendidos no Brasil são da marca BYD, além de um em cada quatro modelos híbridos.

Caminho sustentável para o futuro

Portanto, a visita de Alexandre Silveira à China reforça o compromisso do governo brasileiro com a transição energética e o desenvolvimento sustentável. Ao fortalecer parcerias com líderes globais em tecnologia limpa, o Brasil dá um passo importante rumo à mobilidade do futuro, com mais inovação, emprego e responsabilidade ambiental.

Fonte: agência gov

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *